quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PROGRAMA DE VIDEOMONITORAMENTO EM JAÚ

"PONTOS ESTRATÉGICOS"

 ESTUDO REALIZADO CRITERIOSAMNETE COM A POLÍCIA MILITAR






















OS VEREADORES RONALDO FORMIGÃO E ATILIO GASPAROTTO APRESENTAM: PROGRAMA DE VIDEOMONITORAMENTO EM JAÚ

Considerando que após atentado acontecido de 2001 nos EUA, o mundo passou a ter visões diferente de segurança, por mais que nos  protegemos ainda estamos expostos, isso porque o setor da criminalidade é rentável e organizado.
                   Considerando a necessidade do cotidiano, haja vista cidades e instituições utilizarem de meios tecnológicos aprimorados e modernos no tocante a videomonitoramento, fazendo com que este sistema reduza drasticamente os crimes de roubo, furto, homicídios, lesão corporal, acidentes de trânsito, tráfico de entorpecentes e outros.
                  Considerando que grandes centros estejam mais seguros uma vez que tecnologia tem a finalidade de facilitar otimizar contatos e certamente com défict de policiais que  há décadas se faz e está estagnada a reposição do efetivo, vale contar com este meio tecnológico que vem a somar na segurança.
                Considerando que os meliantes observando o videomonitoramento em uma Urbe deixa de praticar atos criminosos e migram para outros centros, motivo pelo qual se faz necessário estar eqüitativo neste âmbito de equipamentos tecnológicos, para não ter ponto sensíveis e vulneráveis de entradas de meliantes em nossa cidade.
                Considerando a modernidade que alterou as relações sociais entre as pessoas e destas com o espaço urbano, também proporcionou o surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação, as quais voltam-se para o controle social. O surgimento e a popularização dos sistemas de vídeo monitoramento é certamente o novo conceito de uso da tecnologia na segurança pública. A captura de imagens e a vigilância constante de áreas de grande concentração humana, demonstra que é possível a utilização desse meio auxiliar no apoio ao combate ao crime, e atua inclusive como medida de prevenção, já que sua divulgação afasta e inibe a prática de crimes nos locais monitorados. Ético e legal, utilizado por exemplo na Capital Paulista e em outros centros pelas Guardas Civis  e pela Polícia Militar, bem como em um número crescente de cidades, tem demonstrado eficiência e aceitação por parte da sociedade. É uma forma legal de ampliação inteligente das atribuições das Guardas Municipais, desenvolvendo um trabalho preventivo, integrado não só com as Polícias estaduais, mas com os demais órgãos públicos. A modernidade e a evolução tecnológica continuarão a reforçar o contingente de excluídos, já que as políticas públicas não são capazes de promover a adequação necessária e harmônica das pessoas à estrutura em constante transformação, no entanto, cabe aos profissionais e operadores do Sistema de Segurança Pública buscar no próprio avanço tecnológico as ferramentas para agregar eficácia e eficiência a prestação desse serviço público especial.
                    Considerando que o videomonitoramento “inteligente”, conhecido por estes Vereadores na cidade de Vinhedo, propicia maior segurança sem colocar em risco os policiais em perseguição aos meliantes, reduzindo o números de acidente com viaturas, risco de atropelamentos e mesmo confrontos, torna se capaz de realizar cercos dinâmicos com comunicação eficiente em arquivos fotográficos de todos os dados dos veículos circulantes  até mesmo os veículos sem placas, criando se assim um perfil de cada veículo pela sua particularidade, podendo ser personalizado o perfil do veículo até mesmo por logo tipo ou escritas que estejam ostentando do lado externo, tudo indexado a bancos de dados da PMESP e a INFOSEG.
                   Considerando nossa realidade em Jaú, tivemos no ano de 2011 dados oficiais até novembro, dentre os quais certamente um programa de videomonitoramento reduziria diretamente estes índices e outros indiretamente, pois estes crimes são cometidos por sensação de falta de vigilância e fiscalização, dentre os quais podemos citar uma moto pertencente a PMJ que foi furtada dentro do prédio da Prefeitura e outros dois  veículos também da PMJ que foram furtados do estacionamento de veículos oficiais, e atearam fogo em um deles no  canavial, fatos o com este exemplificado seria detectados por um videomonitoramento eficiente em pontos estratégicos de nossa cidade.
Vejam os números do ano de 2011 de Jaú:
Furtos de veículos 183
Furtos diversos 1613
Roubo de veículo 12
Roubos outros 199
Lesão corporal culposa por acidente de trânsito 790
Homicídios culposo acidente de trânsito 16






A REALIDADE


O PODER PÚBLICO TEM TRABALHADO PARA ENFRENTAR A CRIMINALIDADE NOS GRANDES CENTROS.  INFELISMENTE A LOGISTICA E DINÂMICA DENTRO DA CRIMINALIDADE SE FAZ PRESENTE E ORGANIZADA, FRENTE AS ESTRATÉGIAS IMPLEMNETADAS PELAS POLICIA E ESTADO NA REPRESSÃO E PREVENÇÃO AO MODUS OPERANDI DOS CRIMONOSOS, LEMBRANDO QUE AS FONTES DE RECURSSOS DISPOSTAS E EXISTENTES  PELO ESTADO PARA APARELHAR AS OPERADORAS DE SEGURANÇA QUE SÃO AS ISNTITUIÇÕES POLICIAIS SÃO LIMITADOS, PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA QUE ASSOLA A SOCIEDADE.


PORQUE AS CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTOS FUNCIONAM?


AS CÂMERAS DE MONITORAMENTOS NOS GRANDES CENTROS GANHAM ESPAÇO COMO NOVAS  FERRAMENTAS E IMPORTANTE ALIADA AOS TRABALHOS DE SEGURANÇA, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO O CONTROLE CRIMINAL DESTAS GRANDES URBES.  EM UM MUNDO INFORMATIZADO, TODO O SISTEMA É MUTANTE PRINCIPALMNTE O CRIMINAL, ONDE TODO ESFORÇO POLICIAL EMPREITADO PELO ESTADO TEM QUE ACOMPANHAR ESTA EVOLUÇÃO, HÁ NECESSIDADE DE UMA VISÃO AINDA MAIOR E CONHCEDORA DOS MODUS OPERANDI ATRAVÉS DE INVESTIMENTOS TECNOLOGICO PARA ANIQUILAR OS MELIANTES, EM VÃO TRABALHARÁ AS POLICIAS SE AS CONDIÇÕES FOREM IGUAIS OU INFERIORES A TECNOLOGIA DOS MELIANTES. MOTIVO  PELO QUAL EXIGE ADEQUAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E EQUIPAMENTOS INTELIGENTES QUE AUXILIRÃO NA REPRESSÃO E PREVENÇÃO Á CRIMINALIDADE. NÃO SE DISPENSA AS ESTRATÉGIAS CONVECIOANAIS DO EMPREGO DO HOMEM, MAS TUDO ALIADO E BEM REGISTRADO COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MAXIMIZAR AS AÇÕES DE CONTROLES CRIMINAIS.
COM INSTALAÇÕES DE CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO EM JAÚ, AS POLICIAS PODEM MONITORAR DIOTURNAMENTE AS AREAS DE INTERESSE DE SEGURANÇA OU SEJAM OS PONTOS SENSIVEIS, VULNERAVEIS E ESTRATÉGICOS, COM ISSO REDUZINDO DRÁSTICAMNTE OS CRIMES, FACILITANDO AS AÇÕES DE POLICIA NO PLANEJAMNETO DE MELHOR APROVEITAMETO DE EMPREGO DAS VIATURAS E EFETIVO, REDUZINDO SOBREMANEIRA OS ACIDENTES COM AS VIATURAS E O CONFRONTO COM MELIANTES E  EXPOSIÇÃO À COMUNIDADE EM LOCAL MOVIMENTADO COMO É AREA CENTRAL.

ATUAÇÃO DO VEREADOR RONALDO FORMIGÃO e ATILIO GASPAROTTO


POR TER TRABALHADO 18 ANOS NA PMESP, CONHECEDOR DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TEM PARTICIPADO ATIVAMENTE DAS REUNIÕES QUE ENVOLVEM SEGURANÇA PÚBLICA, URBANA E PATRIMONIAL, PARTIPANDO DE REUNIÕES, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E CONGRESSOS, QUE CULMINOU A LEVAR AO CONHECIMENTO DO GOVERNO ESTADUAL AS CONDIÇÕESDE JAÚ NO TOCANTE A SEGURANÇA, SENSIBILZANDO O GOVERNO ATRAVÉS DE FATOS E ESTATISTICAS DE NOSSA CIDADE E REGIÃO QUANTO A NECESSIDADE DA REPOSIÇÃO URGENTE  DE EFETIVO DA PM E PC, SENDO QUE JÁ SE  PODE PERCEBER A REPOSIÇÃO DE POLICIAIS MILITARES.
 SENDO QUE COM ESTAS INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA TODOS SÃO UNÍSSONAS EM AFIRMAR QUE O  VIDEOMONITORAMENTO EM JAÚ É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA O QUE TERÁ CERTAMENTE A SEGURANÇA DE QUALIDADE AO POVO DE JAÚ.
VÁRIAS CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO BRASIL JÁ TRILHAM A ERA TECNOLÓGICA TENDO O VIDEOMONITORAMNTE COMO UM IMPORTANTE PARCEIRO E ALIADO, PODEMOS NOS APOIAR EM HISTÓRICOS TENDO EXEMPLO A CIDADE VINHEDO A QUAL FUI PESSOALMNTE CONHECER, OBSERVEI QUE TEM 60 MIL HABITANTES COM 40 PONTOS DE MONITORAMENTOS, UM RECURSO QUE CUSTOU APROXIMADAMENTE 1,8 MILHOES PARA IMPLANTAÇÃO, TENDO O RETORNO DE FORMA SUBJETIVA, MAS SE TRADUZ EM SEGURANÇA A POPULAÇÃO ATRAVÉS DE VIDEOMONITORAMENTO SENDO UM RECURSO PARA A PREVENÇÃO, PRESSÃO E PROTEÇÃO AOS MINÍCIPES E POLICIAS QUE TRABALHAM NO CONFRONTO COM A CRIMINALIDADE, SERVINDO MUITAS VEZES PARA PROVAS FUTURAS EM JUIZO.
ESSA PEQUENA AMOSTRA ANALISADA FOI DETERMINANTE PARA SE AVERIGUAR QUE O VIDEOMONITORAMENTO É UMA FERRAMENTA EFICIENTE E ENCONTRA EFICÁCIA NA MEDIDA EM QUE ESTÁ EM HARMONIA AS DEMAIS FERRAMENTAS EMPREGADAS PELA SEGURANÇA PÚBLICA E, PRINCIPALMENTE, NÃO SUBSTITUI O EMPREGO DO HOMEM ENQUANTO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, E SIM TEM QUE SE HAVER UMA PERFEITA SINTONIA  FINA ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA.
COMPROVADAMENTE NO MUNDO MODERNO, OS ESTUDIOSOS ATESTAM QUE O SIMPLES EMPREGO DESSE AVANÇADO APARATO TECNOLÓGICO NÃO PODE ESTAR SUSTENTADO EM UMA VISÃO ANACRÔNICA DE APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA, E SIM DEVE SER PLANEJADO DE FORMA A AGREGAR OUTRAS AÇÕES QUE VISEM A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE NA SOCIEDADE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário